Notícias

1. Ternium participa do segundo Steel Safety Day da worldsteel

7 maio 2015
Print this pageEmail this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedIn

Em 28 de abril, a Organização Internacional do Trabalho celebrou o Dia Internacional da Segurança. A data foi escolhida pela worldsteel em 2014 como o Steel Safety Day (Dia da Segurança do Aço).

O Steel Safety Day tem como objetivo concentrar a atenção nas cinco causas de acidentes mais comuns na indústria do aço e criar um ambiente de trabalho mais seguro. Por isso, no dia 28 de abril é realizada uma auditoria integral da segurança das operações de todas as empresas que participam da iniciativa.

A meta é prevenir e evitar lesões e acidentes envolvendo maquinaria em movimento, trabalho em altura, queda de objetos, intoxicação por gás e asfixia, e operação com guindastes. A revisão de procedimentos envolve todos os funcionários e fornecedores de toda a indústria do aço em nível mundial.

Os resultados obtidos em 2014 foram muito bons, mas ainda podem melhorar. O relatório do primeiro ano concluiu que 75% das 373 empresas participantes do Steel Safety Day no mundo tinham planos de prevenção e que em dez anos o índice de frequência de acidentes com afastamento tinha diminuído 65%. Nesse contexto, a Associação Mundial do Aço (worldsteel) premiou a Ternium com um reconhecimento à Excelência na área de Saúde e Segurança pelo seu Plano Logístico Preventivo de segurança.

A Ternium e a worldsteel entendem que o mais importante é cuidar da segurança e da saúde dos funcionários e que todas as lesões e doenças ocupacionais podem e devem ser prevenidas. Este conceito é fundamental na cultura industrial da empresa, por isso constantemente são realizados programas e treinamentos para os funcionários.

“O dia da segurança estabelecido pela worldsteel nos encontra trabalhando intensamente nessa questão”, afirma Jorge Von Bergen, Diretor de Segurança Industrial da Ternium. Atualmente, o processo de consolidação do Sistema de Segurança sob a norma OHSAS 18001 está avançando. Por outro lado, estão sendo reavaliadas as ferramentas preventivas e a Hora Segura está sendo reformulada para ser aproveitada de modo mais efetivo. Von Bergen acrescentou: “estamos nos concentrando nas atividades de mineração, começando a trabalhar em equipe com referências da indústria do aço em nível mundial”.

Em todas as operações da Ternium foram realizadas diversas atividades durante toda a semana anterior ao dia 28 de abril, com foco nos seguintes temas críticos de segurança: maquinaria em movimento (aprisionamentos), espaços confinados, operação e manutenção de pontes rolantes, trabalhos em altura e queda de objetos. Além disso, vários dos principais nomes da Ternium participaram da Hora Segura para supervisionar o cumprimento das normas de segurança nas plantas, como Martín Berardi, diretor-geral da Ternium Siderar, Máximo Vedoya, Presidente Executivo da Ternium no México, Miguel Homes, Diretor da Região Andina da Ternium, e Jorge Von Bergen. Eles percorreram as plantas e conversaram com os operários sobre as ações que estão sendo adotadas e as oportunidades de melhora.

“Há muito a fazer. O entusiasmo, o compromisso e a liderança da nossa linha de comando serão a força impulsora. A consistência da nossa disciplina operacional e a melhora da percepção e do controle dos riscos na planta são dois fatores-chave para continuar avançando”, explicou Von Bergen.