Notícias

Aprender a amar aço

13 maio 2015
Print this pageEmail this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedIn

No dia 2 de junho começará um novo curso on-line aberto que abrangerá o passado, o presente e o futuro do aço, com os seus diversos usos.

“O aço é o pilar da nossa civilização. Mas muito poucas pessoas sabem disso e como funciona a produção”, afirmou o cientista britânico Mark Miodownik ao iniciar a apresentação do segundo curso on-line aberto e massivo (MOOC, sigla em inglês) da TenarisUniversity, criado como parte do acordo com a plataforma de aprendizagem edX.

O curso, ministrado em inglês a partir do dia 2 de junho, abordará o passado, o presente e o futuro desse material com o qual são criados os produtos da Ternium e da Tenaris, outra empresa do Grupo. Além dos aspectos históricos e culturais, “Introdução ao aço” vai explicar como funciona a produção, por que o mundo usa tanto aço e quais são as perspectivas para o futuro.

“Acreditamos nos altos padrões de educação para que as pessoas possam desenvolver seu potencial dentro da empresa e na comunidade”, disse Rolando Lange, diretor da TenarisUniversity. “Por isso trabalhamos com a steeluniversity, para oferecer este MOOC. Esperamos que os estudantes se apaixonem pelo aço e por aprender com essa modalidade de curso.”

Novas metodologias

Este é o segundo MOOC organizado como parte de um acordo que a TenarisUniversity assinou em 2014 com a organização sem fins lucrativos edX, criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT, com a missão de oferecer “o melhor da educação superior a estudantes do mundo todo”. O objetivo é transformar o aprendizado presencial e on-line por meio de metodologias revolucionárias, experiências similares a jogos e pesquisas de ponta em uma plataforma de código aberto.

O primeiro MOOC da Tenaris foi lançado em novembro de 2014. Tratou-se de um curso de controle numérico informatizado elaborado pela Escola Técnica Roberto Rocca de Campana, na Argentina. A primeira edição foi um sucesso e houve outra em maio deste ano. O público-alvo são estudantes de escolas técnicas e de engenharia. Quando foi lançado, era um dos únicos sete cursos em espanhol entre os mais de 300 cursos oferecidos pela plataforma edX. Desde essa época, o número de cursos em espanhol subiu para 37 (de um total de 495).

Criação em conjunto

“Introdução ao aço” foi elaborado junto com a steeluniversity.org, uma iniciativa da World Steel Association para proporcionar educação e capacitação para os funcionários atuais e futuros de empresas da indústria do aço e outras áreas afins.

“Trabalhar com a equipe da Tenaris foi um processo interessante, são pessoas muito criativas”, disse o apresentador Mark Miodownik, que também é engenheiro e escritor, e estuda materiais na University College London. “Espero que possamos nos conectar com um público global e mudar a opinião das pessoas sobre o aço.”

O curso também faz parte de um esforço global para que o público em geral conheça a variedade de usos, aplicações e principalmente a sustentabilidade do aço como material confiável. “O aço está em todos os lugares, mas muita gente não se dá conta do seu papel fundamental para cumprir a promessa de uma sociedade mais sustentável. Fico entusiasmado de a steeluniversity ter colaborado com a TenarisUniversity para oferecer um curso que ajudará as pessoas a saberem mais sobre a nossa indústria e o nosso produto”, disse Edwin Basson, diretor-geral de World Steel Association.

Campanha

Em setembro de 2013 a worldsteel lançou a campanha #lovesteel (#amooaço), composta de uma série de vídeos curtos para compartilhar nas redes sociais em que funcionários de diversas áreas das empresas que integram a worldsteel contam o que amam nos seus trabalhos.

Quer fazer o curso? Inscreva-se aqui: https://www.edx.org/course/introduction-steel-tenarisuniversityx-steel101x#