Notícias

Construir sem tijolos nem cimento

24 maio 2017
Print this pageEmail this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedIn

O Steel Framing é um método de perfis de aço que permite fazer todos os tipos de obra com máxima qualidade e em tempo recorde.

Pensar em uma construção sem tijolos já não é uma utopia, mas sim uma possibilidade concreta no mundo atual. O Steel Framing (“Frame”, esqueleto estrutural, + “Steel”, o aço galvanizado dos perfis) é um sistema construtivo aberto porque pode ser aplicado em qualquer projeto, com todos os tipos de acabamento em áreas externas e internas.

“Uma das principais vantagens é a flexibilidade de design, porque permite materializar qualquer projeto, desde os mais simples, como uma moradia unifamiliar, a edifícios complexos e com vários andares”, explicou Paula Ale, gerente Comercial da JMA. Segundo ela, como dispensa obra úmida, o sistema é ideal para os projetos planejados em etapas e também pode ser usado na ampliação de uma construção tradicional.

Outro aspecto fundamental é o conforto interior. A utilização de isolamentos térmicos e acústicos torna este tipo de construção adequada para qualquer clima e uso, reduzindo significativamente os gastos com aquecimento e refrigeração. Uma parede erguida com Steel Framing que inclui lã de vidro de 10 cm de espessura, por exemplo, oferece aproximadamente 14 vezes mais resistência térmica do que uma alvenaria de tijolo comum de 15 cm e quase 7,5 vezes mais do que uma de tijolo oco.

Mais rápido

Esse conforto não aumenta o tempo dos trabalhos, pelo contrário. De acordo com Daniel Ostapovich, responsável pela Comunicação da Pradecon, os prazos são drasticamente menores do que os da construção tradicional porque é possível realizar simultaneamente uma grande quantidade de tarefas depois que a estrutura é montada.

Na mesma linha, Martín Muratore, responsável pela Área Técnica do Departamento de Marketing da AD Barbieri, afirmou: “Não é preciso construir paredes que depois serão quebradas para permitir a passagem de instalações nem esperar os rebocos secarem. A rapidez do acabamento permite que o capital investido gire mais rapidamente, tornando esse tipo de construção especialmente atraente para investidores”.

Custos e eficiência

O sistema de construção com aço tem um custo menor do que uma obra tradicional, mantidos os mesmos níveis de isolamento térmico e conforto interno. Isso porque a extrema racionalização exigida pelo Steel Framing e a possibilidade de estabelecer uma cadeia de produção contribuem para a eficiência econômica do sistema. É possível otimizar o design e, assim, reduzir custos.

Outro aspecto que contribui para a eficiência nos custos é que já no momento de realizar o cálculo estrutural é possível saber exatamente a quantidade de perfis que serão usados, com a memória de cálculo correspondente. Portanto, em uma obra com Steel Framing o valor final da obra é estabelecido com precisão.

5 razões para construir com aço:

  • Flexibilidade no projeto
  • Economia de energia por conforto térmico
  • Rapidez de execução
  • Custos menores e desperdício mínimo
  • Qualidade dos acabamentos com garantia de resistência e durabilidade.