Notícias

Design com aço: Casa FOA 2016

7 nov 2016
Print this pageEmail this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedIn

A Ternium Siderar se uniu ao grupo Grupo Haz para criar o espaço Biblioteca em Aço na Casa FOA 2016 em Buenos Aires. A exposição conta com um espaço que destaca a versatilidade do aço aplicado em produtos de design.

A edição número 33 da exposição Casa FOA [mostra semelhante à Casa Cor] é composta por 42 espaços em um cenário vanguardista montado em um antigo casarão de dois andares no bairro de Palermo em Buenos Aires. Este ano os destaques são o design argentino e as inspirações no bicentenário da independência da Argentina.

O espaço Ternium Siderar de 15m2 exibe uma biblioteca suspensa e composta por módulos de chapa de aço de 1,6mm em ângulos de 45° que se repetem, gerando duas visões de um mesmo elemento. “Os espelhos e os módulos da biblioteca propõem um espaço de insinuação, onde se descobre, à medida que você o percorre e se apropria dele. Da sutil variação cromática, passando pelos tecidos, pelas texturas e pelo aço, a totalidade do espaço propõe um clima de serenidade e harmonia”, explicam os arquitetos do Grupo HAZ, Luciana Szechter, Rodrigo Battaglia e Angie Dub, responsáveis pela criação.

A sistematização desses elementos gera uma sensação de infinito e se complementa com o mural bordado sobre aço, inspirado na flora e na fauna argentinas. A obra “O retorno ao lar”, de Mercedes Güiraldes e Maria Fernández Madero, foi realizada com fio bordado sobre chapa de aço perfurado com uma paleta de cores vivas que destaca a diversidade do aço, propondo um equilíbrio entre os materiais.

Nova funcionalidade

O desafio foi propor uma nova funcionalidade para o aço, refletida em todo o desenvolvimento do espaço. A biblioteca, que é a protagonista, é formada por módulos totalmente realizados nesse material, independentes um do outro, de modo que ela se adapta ao espaço onde for instalada. A pele de aço funciona como revestimento, com a intervenção do bordado. Nos móveis, o aço está presente na mesa de canto, na estrutura e na base da chaise longue.

“Com esta obra, se materializa o conceito de que o aço está presente em todos os momentos da vida e pode ser aplicado nos mais variados projetos. Na Ternium Siderar nós apoiamos o desenvolvimento sustentável e vanguardista de criação em aço”, disse Santiago Lesser, gerente de Vendas do Departamento de Construção.

Materiais do patrocinador Ternium Siderar:

Chapa laminada de 1,6mm dobrada para a biblioteca; chapa perfurada de 0,9mm no fundo da biblioteca e mural com perfuração de 5mm em disposição diagonal; chapa plana de 5mm para equipamento (cartaz, mesas e molduras de espelhos). Todas as chapas são laminadas a frio.

A Casa FOA, inaugurada no dia 28 de outubro, fica aberta até 4 de dezembro.

+ informações:

www.casafoa.com

www.facebook.com/casafoa

www.instagram.com/casafoa