Notícias

Preparados para liderar líderes

9 ago 2017
Print this pageEmail this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedIn

A capacitação na Ternium avança para uma nova etapa: capacitar quem lidera os líderes da empresa. Membros da primeira turma compartilham suas experiências.

Líderes que comandam líderes na Ternium começaram a participar de uma nova etapa do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) para o nível gerencial, que está sendo realizada simultaneamente na Argentina e no México.

A Ternium lançou o PDL em 2014 com o objetivo de fortalecer a liderança dos escalões médios. O Programa fornece ferramentas e informações-chave para o desempenho da função, favorece o networking na organização e proporciona uma perspectiva global do impacto de cada líder em sua equipe e também no negócio.

Esta nova edição, que visa fortalecer o trabalho dos líderes que lideram os níveis de escalões médios, teve início no final de junho, com 20 gerentes na Argentina e 24 no México.

Até o fim do ano, os grupos participarão de módulos grupais coordenados pela EGADE Business School – TEC de Monterrey, no México, e pela Universidade Torcuato Di Tella, na Argentina. A agenda inclui workshops, análise de casos e diversas leituras. As listas de temas vão do management de complexidade e da gestão de talentos à inovação para a ação e à gestão de clima, entre outros.

Dois eixos

A primeira atividade foi um Laboratório de Liderança. A segunda, que será realizada em julho e agosto, será dedicada ao management de complexidade.

“A agenda do primeiro encontro do programa se concentrou no autoconhecimento dos participantes sobre o estilo de liderança que eles exercem”, explicou María de Los Ángeles Lloves, Gerente de Capacitação. “Eles trabalham com a ajuda de facilitadores analisando resultados de ferramentas de autodiagnóstico e também com avaliações que suas equipes e seus chefes fizeram sobre o estilo de cada um deles”, disse.

“O programa tem dois eixos: um sobre a parte de liderança do ponto de vista mais acadêmico, em conjunto com as universidades; e outro mais focado no processo de gestão dos colaboradores dentro da Ternium”, acrescentou Claudia Cano, Gerente de Business Partner da Ternium no México.

Autoconhecimento para melhorar

Os participantes destacaram que a primeira etapa do programa serviu para refletir sobre sua forma de liderar e sobre como se relacionam com os outros.

“A percepção do ‘outro’, como construímos o ‘outro’, a pesquisa com a equipe e os superiores são dados objetivos que agregam valor à subjetividade do tema (relações entre pessoas), e nos permitiram conhecer uma realidade que provavelmente víssemos distorcida em certos aspectos”, diz Ariel Rapetto, Gerente de Aciaria da Ternium Siderar.

“Como líder, é muito importante primeiro se conhecer, conhecer as próprias áreas de oportunidade e os pontos fortes”, comentou Rafael Alonso, Gerente de Decapagem e Skin Pass da Planta Churubusco, no México.

“Foi uma excelente oportunidade para receber retroalimentação múltipla de chefes e colaboradores, o que sempre permite ter uma visão enriquecedora das capacidades e oportunidades de melhora”, comentou Gisela Verdún, Gerente de Operações TI na Argentina.

Sergio Serrano, Gerente de Planejamento Comercial no México, destacou a importância da variedade do grupo de participantes, que iam das áreas de Supply Chain à Industrial.