Notícias

Mais líderes na cadeia de valor

6 jul 2016
Print this pageEmail this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedIn

Cerca de 200 funcionários de pequenas e médias empresas clientes e fornecedoras da Ternium no México concluíram a segunda edição do programa de capacitação “Fortalecimento do Papel do Líder Industrial da Cadeia de Valor Ternium”.

Organizada pela Ternium no México por meio do seu programa ProPymes, em parceria estratégica com a Faculdade de Contabilidade e Administração da Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL), a segunda edição do programa de capacitação “Fortalecimento do Papel do Líder Industrial da Cadeia de Valor Ternium” foi concluída por cerca de 200 funcionários de 39 pequenas e médias empresas (PMEs) que fazem parte da cadeia de valor da Ternium.

Trezentos convidados, entre eles diretores de PMEs, da Ternium e da Exiros, autoridades da universidade e do governo, compareceram à formatura na UANL. No evento, Sergio Fernández, secretário de Inovação, Pesquisa e Sustentabilidade da instituição, disse: “Este é um grande projeto. A Universidade Autônoma de Nuevo León é a primeira universidade do México vinculada com o setor produtivo, a primeira em número de solicitações de registro de propriedade industrial no país e a segunda com o maior número de professores pesquisadores”.

Fernández também elogiou a criação do programa “por um grupo de pessoas que se uniram para atingir um objetivo específico, que no final do caminho é que este país seja melhor”. Segundo ele, os resultados da iniciativa da Ternium são “impressionantes e tangíveis”.

39 projetos por edição

Desde a sua criação, há dez anos, o programa ProPymes no México já contou com a participação de cerca de 400 PMEs, entre clientes e fornecedores de 19 estados do país. Régulo Salinas, da Direção Institucional da Ternium no México, disse que já houve 14.121 capacitações para um total de 1.776 pessoas, 203 diagnósticos e assistências industriais, além de investimentos de US$ 36 milhões em projetos produtivos.

Segundo ele, em cada uma das duas edições do programa de liderança foram lançados 39 projetos, aplicando a metodologia 5S, que ajudarão a elevar a segurança e a eficiência das operações nas empresas envolvidas. “Trabalhamos para o desenvolvimento das PMEs da nossa cadeia produtiva, aumentando o valor agregado e promovendo uma rede colaborativa que apoie a melhora da competitividade”, afirmou.

Ignacio Flores, do Grupo Regio Cal, representante dos formandos, disse: “Este curso me ensinou que todas as empresas dependem do seu pessoal, de cada um que está sentado aqui”.

A diretora da Faculdade de Contabilidade e Administração da UANL, María Eugenia García, disse: “Quero agradecer à Ternium a confiança na nossa instituição, transformando-a em parceira desta importante tarefa de beneficiar as pequenas e médias empresas”.

Oito meses de atividades

Catedráticos da UANL e especialistas da Environmental Management Engineering com mestrado e doutorado, especializados em áreas como liderança industrial, segurança, qualidade e melhora contínua, compartilharam durante oito meses seus conhecimentos e melhores práticas com os funcionários das PMEs participantes para melhorar sua capacitação profissional.