Notícias

Ternium fecha acordo para comprar a CSA da Thyssenkrupp

21 fev 2017
Print this pageEmail this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedIn

A aquisição da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), uma planta de chapas de aço de última geração, faz parte da estratégia da Ternium de consolidar sua presença coordenada nos três principais países industriais da região: Brasil, Argentina e México.

A Ternium anunciou no dia 21 de fevereiro que fechou um acordo definitivo com o conglomerado alemão thyssenkrupp AG (“tkAG”) para adquirir por 1,5 bilhão de euros 100% da thyssenkrupp Slab International B.V. (“tkSI”), dona de 100% da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) no Brasil.

“Ao concluir esta operação, a Ternium está incorporando outra planta de última geração ao seu sistema industrial”, disse Daniel Novegil, CEO da Ternium. Segundo ele, isso permitirá que a empresa acentue sua diferenciação. “A especialização da planta em chapas de aço de alta qualidade, combinada com um esforço coordenado de desenvolvimento de produto e gestão da cadeia de abastecimento com a nossa capacidade em aços de alta qualidade no México e na Argentina, representarão novas oportunidades de integração para a fabricação de produtos sofisticados de aço terminado para os nossos clientes. Isto, por sua vez, fortalecerá os nossos negócios em setores industriais estratégicos em toda a América Latina”, explicou.

Acordo com planta dos EUA

Em um comunicado, a empresa revelou que a tkAG também cederá para a Ternium um contrato de fornecimento de 2 milhões de toneladas de chapas de aço por ano assinado com sua antiga planta de laminação em Calvert, Alabama, Estados Unidos.

A operação exigirá a aprovação de autoridades de defesa da concorrência em várias jurisdições, incluindo Brasil, Alemanha e Estados Unidos e deve ser concluída até o dia 30 de setembro de 2017.

Capacidade de produção

Com uma produção anual de 6 milhões de toneladas e envios de 9,8 milhões de toneladas de aço cru, a Ternium comprou de terceiros aproximadamente 3,7 milhões de toneladas de chapas de aço em 2016, que foram processadas nas suas plantas para obter produtos de aço terminado para abastecer seus clientes. Quando a aquisição da CSA estiver concluída, a Ternium ampliará substancialmente sua capacidade de produção de aço, já que a CSA pode produzir 5 milhões de toneladas por ano.

Leia aqui o comunicado completo.